Gabriela Garcia's profile

Estudo MSF // Aproximação do público jovem

Estudo MSF - Aproximação do público jovem
Contexto
Médicos sem Fronteiras é uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social.

É uma instituição global, tendo sua principal força na França, onde foi idealizada. Porém cada frente opera de maneira independente, mas colaborando e compartilhando recursos.
​​​​​​​
Desafio
Segundo os dados orçamentais do cliente, o público entre 25 e 35 anos não converte em doações.


Composição do projeto
Foi utilizado o modelo de Design Thinking com as seguintes etapas:
- Imersão: identificar e se aproximar do contexto do problema, abordando diferentes pontos de vista até identificar e recrutar o público para entrevistas;
- Definição: após feito o levantamento dos dados, este é o momento de analisar as informações coletadas e organizar os insights;
- Ideação: momento de geração de ideias em busca de soluções viáveis;
- Prototipagem: efetivar as ideias trazendo para a representação do produto, incluir funcionalidades em protótipos de média/alta fidelidade;


Objetivos
- Engajamento e conversão do público jovem;
- Aumento do número de doações;
- Aumentar acesso no site;
- Prolongar a permanência do usuário no site.



O MSF é reconhecido em todo o mundo e no Brasil por meio de um esforço conjunto que inclui a cobertura de mídia televisiva com videos impactantes e comoventes, campanhas de conscientização, comunicação online, parcerias e o apoio ativo do público e de voluntários. Essas estratégias ajudam a manter o conhecimento sobre a organização e a apoiar seu trabalho humanitário.

Já o público alvo deste estudo é um reflexo do ativismo contemporâneo e da preocupação de muitos jovens com questões sociais e políticas. Essa faixa etária tem desempenhado um papel importante em movimentos sociais em muitos lugares do mundo e tem demonstrado um comportamento engajado e comprometido em relação a essas questões humanitárias.

Então por quê existe essa falta de conversão? Desconhecimento? Abandono (churn rate)?


Para entender o funcionamento do site x conversões de doações, buscamos a distribuição do público que acessa o site.
Após descobrir que este público é o que mais acessa o site, houve a necessidade de entender os obstáculos para que estes efetuem uma doação para o MSF.


Entender a persona é uma etapa crucial no recrutamento de pessoas para entrevistas em um projeto, pois ajuda a garantir que as informações coletadas sejam relevantes, significativas e alinhadas com os objetivos.

Desta maneira foram criadas personas:

Entrevistas
A entrevista tem como foco responder o motivos pelos quais nosso objetivos não eram compreendidos no cenário atual.

Desta forma elaboramos um roteiro onde prevíamos fluxos diferentes de respostas mas sem perder estes dados. Por isso focamos em:
- Entender o motivo para que parte do público não se interessa em doar e porquê MSF não seria uma preferência;
- Entender que tipo de conteúdo e informações são interessantes para manter a atenção do usuário por mais tempo;
- Definir como este público se sente com o estilo de marketing utilizado pelo MSF.

Veja abaixo o roteiro de entrevista:
Nosso time entrevistou 13 usuários individualmente afim de compreender os parâmetros de escolhas das intituições e a frequência de contribuições ao longo do ano.

Durante a coleta de dados percebemos que as respostas tinham um padrão que mostra a preocupação dos entrevistados com a sociedade. Pudemos compreender melhor as suas intenções, suas dores e necessidades.

[Em construção]
Estudo MSF // Aproximação do público jovem
Published:

Estudo MSF // Aproximação do público jovem

Published: